Ritmos Musicais - O Blues

domingo, 8 de maio de 2011

 Irei falando aqui  sobre os vários ritmos musicais.


As escalas do Blues
 
O Blues é a raiz principal da música negra norte-americana e também um elemento que infuenciou quase toda a música pop, rock e jazz no século 20.Nascido em meados do século XIX no sul dos Estados Unidos, o gênero foi a natural evolução de três séculos de cultura oral afro-americana e teve como base os cantos entoados pelos escravos negros nas lavouras do sul daquele país. Devemosao modo do negro entoar suas melodias o surgimento das blues notes. Oblues é caracterizado por algumas formas convencionais, a maioria improvisadas ou semi-improvisadas, baseadas na repetição de modelos ritmico-melódicos.
A rica história deste gênero revela grandes evoluções e diferenciações em estilos, como o boogie woogie dos anos 30, o rhythm and blues e o rockabilly dos anos 50, além do sucessivo rock and roll e o soul dos anos 60 e 70 - sem contar de que o blues foi também um dos grandes pilares do jazz.Curiosidade: o nome "blues" faz referência á frase "to have the blue devils" (traduzindo ao pé da letra, "ter os diabos azuis"), ou seja, estar melancólico, saudoso, triste e, ao mesmo tempo, com raiva.

Blues Notes

O blues note original é composto por três acordes: I7-ÍV-V7. Pode-se notar que os três são acordes de dominante, uma característica que não é da música ocidental, mas sim da cultura africana, que gerou assim, as chamadas blues notes, o resultado da maneira de o africano entoar algumas notas da escala. Por exemplo: para alcançar o III grau da escala, ele começa abaixo, por volta do b3 e, gradativamente, chega até o 3 (quase como um glissando). Trata-se de um atraso, ou indefinição, na entoação do III grau. no blues tradicional não existe o conseito de "maior" ou "menor". Ele é caracterizado pelos acordes de dominante e pela sonoridade indefinida do III grau em suas melodias.

As escalas do blues

Pentatônica menor: chamada também de penta-menor, é a escala mais simples aplicada ao  blues, oferecendo uma sonoridade bem característica. Uma só escala (a penta-menor construida sobre o acorde I7) pode ser aplicada livremente á tonalidade estrutura harmônica do blues, isto é, sobre todos os acordes da estrutura.


 Blues Menor: é composta pela escala pentatônica menor, com o acréscimo da #4 (ou b5). É comumente chamada de "escala blues".Usando as duas escalas apresentadas até agora, é possivel ter acesso a inúmeros padrões que fazem parte do repertório blues.



Blues menor na relativa do acorde: construida a partir do VI grau do acorde original.A sonoridade da escala blues menor é evidente, mas as notas utilizadas são diferentes, ou seja, "as cores", á disposição das outras. Compare as escalas C blues menor e A blues menor: ambas podem ser usadas cobre um acorde de C7, oferecendo sonoridades diferentes.


 Improvisação no blues

O contato com esse gênero fornece a idéia das frases típicas, algumas das quais foram apresentadas aqui em termos de padrões.Sugestões para improvisações:
  • Uma das caracteísticas do blues é a repetição de células ritmico-melódicas;
  • Pratique variações rítmicas da célula original;
  • Mantenha a idéia rítmica e varie a altura das notas;
Sobreponha as escalas aos relativos acordes, segundo os critérios aqui expostos. Dessa forma, você não estará se baeando nos acordes para improvisar, e sim usando as escalas típicas apresentadas, sobrepondo frases e linhas melódicas.

B.B. King


0 comentários:

Postar um comentário