O MODO MENOR HARMÔNICO
Para que o modo menor servisse à harmonia com o mesmo status do modo maior, foi incluído um semitom entre os graus VII e VIII também. Para isso, foi necessário que o grau VII da escala menor natural, fosse elevado em um semitom e por causa dessa origem, a nova escala menor recebeu o nome de menor harmônica.
Vamos ver os intervalos:
Menor natural:
T – 9 – b3 – 11 – 5 – b6 – 7 – 8
Menor harmônica:
T – 9 – b3 – 11 – 5 – b6 – 7M – 8
O que alterou foi apenas uma nota, mas acabou encurtando a distância entre a 7a e a 8a e aumentando a distância entre a 6a e a 7a
Este espaçamento muda todos os acordes do campo harmônico.
Vamos usar a escala de Lá menor como referência para melhor visualização:
Escala de Lá menor natural:
A – B – C – D – E – F – G – A
Escala de Lá menor harmônica:
A – B – C – D – E – F – G# – A
Empilhando as terças:
Tônica - A - B - C - D - E - F - G# - A
3ª - C - D - E - F - G# - A - B - C
5ª - E - F - G# - A - B - C - D - E
7ª - G# - A - B - C - D - E - F - G#
Se utilizarmos a tabela da página anterior com os nomes dos intervalos, poderemos analizar cada acorde.
Neste caso teremos os seguintes acordes:
I II III IV V VI VII
Am7M Bm7(b5) C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#dim
Modos:
Am7M – menor harmônica
Bm7(b5) – Lócrio6
C7M(#5) – Jônio#5
Dm7 – Dórico#11
E7 – Mixolídio b13/b9
F7M – Lídio #9
G#dim – Simétrico
Campo Harmônico – Menor Harmônico
Postado por Leandro T. de Oliveiraquarta-feira, 22 de junho de 2011
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