Todo músico um dia tem de fazer certas escolhas sobre qual caminho seguir. Tocar por dinheiro e deixar se influenciar por certas modinhas ou fazer um trabalho autoral e seguir um caminho dentro daquilo que estudou e se dedicou.
Quero chegar com isso tudo no momento decisivo, na mudança de rumo na vida do músico que faz com que ele opte por levar uma vida de trabalho árduo, mas nem sempre recompensador. No momento quem que o músico decide deixar o amadorismo para trás e se tornar um profissional, e como profissional deve fazer o que for necessário para ganhar dinheiro. Viver da música é o sonho de muitos que estão começando e de outros tantos que já estão no mercado há tempos e, como em qualquer profissão, uma escolha errada pode determinar seu sucesso ou fracasso, sua recompensa ou punição, sua felicidade ou frustração.
Pensado assim, parece que escolher por trabalhar e ganhar dinheiro dignamente é um caminho certeiro para a frustração, o que não é verdade, afinal duvido que exista algum trabalhador que seja mais grato pelo sucesso do que um músico - talvez um jogador de futebol. Porém, ser um profisional no meio musical levanta uma série de questionamentos. Ser ou não ser firme com nossas convicções? Ser ou não ser "True"? Ser versátil ou tocar só Heavy Metal?
Pra piorar, vivemos em um país onde temos que suar muito para ganhar nosso salário. E suar mais ainda se escolhermos a profissão de músico que é, acima de tudo, marginalizada. Não pela mídia ou pelo mercado - se bem que em alguns casos sim - mas pelas nossas próprias famílias. Afinal que pai não torce o nariz ao ouvir que o filho quer viver de tocar guitrra?
No fim de tudo, chego à conclusão que o rumo certo quem dá é a nossa consciência. Se nos semtimos bem e estamos felizes com o que fazemos, tudo certo. Se mesmo ganhando dinheiro e conseguindo alguma notoriedade sempre estamos com uma estranha sensação de desperdício de tempo e aquela vontade de largar tudo e começar do início, então amigo, não há dúvidas sobre o assunto. E lembre-se que nesse ramo da música, o dinheiro nunca fala mais alto que nossas convicções.
Vida de Músico - Escolhas difíceis
Postado por Leandro T. de Oliveiraquarta-feira, 25 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Grande carinha, meu amigão, ta muito show seu blog... manero mesmo. gostei, ta legal de ler... parabens, e parabens tambem pelo aniversario,continua assim cada vez mais progredindo sendo um ser humano e um música sempre melhor do que ja é!
Abração.
Dhinho Difrero
Postar um comentário