A gravação de um CD envolve a contratação de alguns profissionais da música como os músicos que irão executar os instrumentos e um Produtor ou Diretor musical, que vai direcionar o processo de gravação, fazendo com que a mesma possa render mais. Portanto o artista deve se preparar para ter algum gasto com esses profissionais, além das horas de estúdio. Vale a pena contratar bons profissionais. Sempre pense que sua gravação ficará registrada pra sempre. Um projeto em que o orçamento ficaria bem barato é de se desconfiar da qualidade. Portanto não deixe que seu projeto seja ruim ou mais ou menos bom.
O PROCESSO
O processo de gravação de um CD consiste das seguintes etapas:
- Escolha do repertório
- Definição de datas e horários de gravação
- Gravação de voz e violão guia com o click
- Gravação de baterias
- Gravação de baixos
- Gravação de teclados
- Gravação de violões
- Gravação de guitarras
-
Os ítens e a ordem dessas etapas pode variar de acordo com a preferência do produtor, disponibilidade dos músicos, horários de estúdio, tipo de produção, etc.
REGISTRO
Um outro fator importante do projeto é o registro das músicas para que se tenha os direitos assegurados. Existem várias associações e várias formas de se registrar. Porém o mais comum é o ISRC (código internacional de normatização de gravações). Esse código é (constituído de letras e números) inserido em cada faixa durante o processo de Masterização como registro da gravação contido naquela obra Consulte a internet para mais informações sobre regitro.
ORÇAMENTO
Antes de começar a gravar faça um orçamento e um planejamento para não ter surpresas durante o projeto, muito embora sempre há de ter alguns imprevistos.
Todo artista (músico) sonha em gravar um CD. Por ser um sonho, que pode ser realizado, penso que a gravação de um CD é um projeto que deve nascer de um momento em que o artista esteja vivendo e não simplesmente gravar por gravar. Se assim for suas composições irão refletir aquilo que ele vive. Da mesma forma se aplica a uma banda.
0 comentários:
Postar um comentário